O Texto de Julia Lane (http://www.jornaldaciencia.org.br), diretora do
programa Ciência da Ciência e Política de Inovação, da Fundação Nacional da
Ciência, dos Estados Unidos, cita positivamente o sistema de currículos do CNPq.
A medição e avaliação do desempenho acadêmico é agora um fato relevante
na vida científica. É exatamente este assunto que o artigo "Let's make science metrics more scientific", publicado
na revista "Nature" em 25 de março, aborda. Segundo o artigo, é de
extrema importância para o desenvolvimento de um país criar um sistema aberto,
apropriado e consistente que possa medir todas as atividades que compõem a
produtividade acadêmica.
No texto, fica claro ser necessário construir uma ciência de medição
cada vez mais moderna, confiável e melhor. Decisões que vão desde a posse à
classificação e financiamento das universidades dependem da medição. E essa
demanda deve englobar todos os interessados, desde as organizações de
financiamento nacionais, universidades, pesquisadores, empresas e outras
organizações de investigação científica, que juntas devem reunir forças para
definir uma agenda de pesquisa e fomentar a construção de métricas científicas
mais eficazes, fundamentada na teoria, construída com dados de alta qualidade e
desenvolvido por uma comunidade com fortes incentivos para usá-los.
Ainda que muitos cientistas sejam freqüentemente reticentes ao se ver
rotulados e classificados pelos bancos de dados, já que acreditam que seu
trabalho é muito complexo para ser avaliado em termos tão simplistas como
métricas, eles percebem a importância de avaliar a produção científica, as
áreas mais investidas, as que ainda apresentam déficit, para que assim o país
possa ter um respaldo da sua colocação a nível mundial, ou seja, as medições
devem ser mais um estímulo para o desenvolvimento da ciência do país.
O primeiro passo para criar medições confiáveis é desenvolver uma
infraestrutura competente. Hoje, grandes iniciativas, como a Web of Knowledge,
da Thomson Reuters, e o U.S National Bureau of Economic Research Patent
Database, buscam apurar os resultados científicos, como publicações, citações e
patentes. Estes esforços são todos úteis, mas são trabalhosos e dependem de
financiamento e inovação constantemente. Assim, é preciso um esforço
internacional concreto para combinar, ampliar e institucionalizar essas bases
de dados dentro de uma infraestrutura coesa e abrangente.
Plataforma Lattes
O artigo também cita a Plataforma Lattes, como exemplo de banco de dados
completo e altamente qualificado. Atualmente, o Lattes fornece dados de alta
qualidade com cerca de 1,6 milhões de currículos e 4 mil instituições
cadastradas, sendo que 8% destes currículos são de doutores e cerca de 13% de
mestres.
A Plataforma Lattes representa a experiência do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na integração de bases de dados
de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único
sistema de informações, cuja importância atual se estende não só às atividades
operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras
agências federais e estaduais.
Dado seu grau de abrangência, as informações constantes da Plataforma
Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão, como no
apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia.
O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos pesquisadores,
sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos
apresentados ao CNPq. A partir do Currículo Lattes, o CNPq desenvolveu um
formato-padrão para coleta de informações curriculares hoje adotado não só pela
agência, mas também pela maioria das instituições de fomento, universidades e
institutos de pesquisa do país.
A adoção de um padrão nacional de currículos, com a riqueza de
informações que esse sistema possui, a sua utilização compulsória a cada solicitação
de financiamento e a disponibilização pública desses dados na internet, deram
maior transparência e confiabilidade às atividades de fomento da agência.
Segundo o artigo publicado na "Nature", por criar incentivos
adequados para que pesquisadores e instituições acadêmicas usem o banco de
dados, por incentivar e avaliar de forma completa as pesquisas acadêmicas e por
sua infraestrutura dinâmica e completa, o banco de dados Lattes é considerado
um dos mais confiáveis do mundo atualmente.
O artigo conclui afirmando que os países devem dar prioridade a
qualidade, transparência e modernização dos bancos de dados acadêmicos para
melhorar ainda mais o desempenho cientifico mundial. Leia o texto na
íntegra em: http://www.nature.com/nature/journal/v464/n7288/full/464488a.html
Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq.
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