Em julho de 2010, a Assembléia Geral da ONU criou Mulheres das Nações Unidas, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Poder da Mulher.
Ao fazê-lo, os Estados-Membros da ONU deu um passo histórico para acelerar as metas da Organização para a igualdade de gênero eo empoderamento das mulheres.
A criação das Nações Unidas da Mulher surgiu como parte da agenda de reforma da ONU, reunindo recursos e de mandatos de maior impacto. Ele vai juntar e construir sobre a importância do trabalho de quatro partes distintas anteriormente do sistema das Nações Unidas que se concentram exclusivamente na igualdade entre os sexos e o poder das mulheres:
- Divisão para o Avanço das Mulheres (DAW)
- Internacional Instituto de Pesquisa e Treinamento para o Avanço da Mulher (INSTRAW)
- Gabinete do Assessor Especial para Questões de Gênero e Promoção da Mulher (osagi)
- Fundo das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM)
As principais funções da Mulher da ONU são:
- Para apoiar os organismos inter-governamentais, como a Comissão sobre o Status da Mulher, na formulação de políticas, normas e padrões globais
- Para ajudar os Estados-Membros a implementar estas normas, estando pronto para fornecer apoio técnico e financeiro adequado para os países que o solicitarem, e estabeleça parcerias eficazes com a sociedade civil.
- Para manter o sistema das Nações Unidas responsável por seus próprios compromissos sobre a igualdade de género, incluindo o acompanhamento regular do progresso do sistema.
Reunião às necessidades das mulheres do mundo
Durante muitas décadas, a ONU fez progressos significativos na promoção da igualdade de género, nomeadamente através de acordos marco, tais como a Declaração de Beijing e Plataforma de Ação e da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (CEDAW).
A igualdade de gênero não é apenas um direito humano básico, mas a sua concretização tem enormes implicações socio-económicas.Empoderamento das mulheres combustíveis próspera economia, estimulando a produtividade eo crescimento.
No entanto, as desigualdades de gênero permanecem profundamente arraigados em cada sociedade. As mulheres não têm acesso a trabalho decente e face a segregação ocupacional e as disparidades salariais entre homens e mulheres. Eles são muitas vezes negado o acesso à educação básica e da saúde. Mulheres em todas as partes do mundo sofrem violência e discriminação. Eles estão sub-representadas na política e econômica dos processos decisórios.
Por muitos anos, a ONU tem enfrentado sérios desafios nos seus esforços para promover a igualdade de gênero no mundo, incluindo o financiamento inadequado e não controlador única reconhecida para dirigir as actividades da ONU em questões de igualdade de gênero.
Mulheres das Nações Unidas - que estará operacional em Janeiro de 2011 - foi criado para resolver estes problemas. Será um campeão dinâmico e forte para as mulheres e meninas, proporcionando-lhes uma voz poderosa, a nível global, regional e local.
Fundamentada na visão da igualdade consagrado na Carta das Nações Unidas, UN As mulheres, entre outras questões de trabalho, para o:
- eliminação da discriminação contra mulheres e meninas
- empoderamento das mulheres
- concretização da igualdade entre mulheres e homens como parceiros e beneficiários do desenvolvimento, direitos humanos, da ação humanitária e de paz e segurança.
Tradução Livre - Wirna Alves.
Fonte: http://www.unwomen.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou?