Meu Universo Particular!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Energia Natural: Qual o limite de exploração?

Que o Brasil possui como matrizes energéticas (Petróleo e derivados) o Gás e a Energia Elétrica (as 2 fontes energéticas mais limpas do mundo até hoje) não é novidade para ninguém! Mas, a busca desenfreada dos recursos é preocupante! 
Não basta só Extrair/Explorar... Essas fontes de energia, são de natureza 'não-renovável', é mister a consciência sustentável dos atores internacionais que o comercializam...
Destarte, o documentário abaixo, sobre a "Terra do Gás", mostra vasta região dos EUA gravemente contaminada com a tecnologia de fragmentação das rochas subterrâneas (desenvolvida pela Halliburton, empresa de Dick Cheney, secretário de Defesa) para obtenção de combustível. 
Fato que nos faz lembrar de 1984, época marcada pelo acidente natural causado pela Union Carbide, que deixou vazar gases letais em Bhopali, Índia. 
Ano passado (Novembro de 2011) a CHEVRON provocou um enorme vazamento de Petróleo na Bacia de Campos, RJ, causando danos imensos. Pela sua incompetência e pela tentativa de acobertar o que havia provocado, uma Multa de US$ 25,000,000. foi imposta. Além disto, como penalização, a mesma empresa está proibida de atuar em qualquer outro empreendimento em áreas brasileiras.
Mas, a realidade nos mostra que é necessária e urgente a Regulamentação mais 'protetiva' para a extração e Exploração dos recursos naturais para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Veja o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?

Nossos Leitores gostaram igualmente de