Meu Universo Particular!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dia Mundial da Ação Humanitária - 19 de Agosto.



   Para marcar o Dia Mundial da Ação Humanitária – celebrado em todo o  mundo no dia 19 de agosto – a Organização das Nações Unidas no Brasil, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e o Ministério das Relações Exteriores lançam nesta terça-feira (19) um selo postal em homenagem ao brasileiro Sergio Vieira de Mello. A ONU também divulgará um balanço da situação humanitária no mundo.
O Dia Mundial da Ação Humanitária coincide com o atentado terrorista de 2003 no Hotel Canal em Bagdá (Iraque), que tirou a vida de Vieira de Mello e de outros 21 funcionários das Nações Unidas. Então com 55 anos, Vieira de Mello era o representante especial do secretário-geral para o Iraque, e o atentado levou a Assembleia Geral da ONU a proclamar, em 2008, o 19 de agosto como o Dia Mundial da Ação Humanitária.
Sergio Vieira de Mello iniciou sua carreira nas Nações Unidas como funcionário do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), agência para a qual trabalhou por 30 anos e pela qual serviu em diversas operações humanitárias pelo mundo.
O selo, que será lançado pelos Correios em uma cerimônia na Casa das Nações Unidas em Brasília, é parte da Emissão Especial Série América – Personalidades e Líderes da ECT.
A cerimônia acontece às 11h, e o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, compartilhará os dados mais recentes da ação humanitária global, que em 2014 alcançou níveis nunca antes vistos. Participam do evento o coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (CGFOME) do Ministério das Relações Exteriores, o ministro Milton Rondó Filho, que apresentará os dados mais recentes da ação humanitária do país; e o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira.
Sobre o selo
O selo apresenta a foto de Sergio Vieira de Mello, retratado pelo fotógrafo da ONU, Evan Schneider, em 27 de maio de 2003, quando foi anunciada sua nomeação como representante especial da ONU para o Iraque, por indicação do então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.
Na lateral esquerda do selo consta a inscrição “Homenagem a Sergio Vieira de Mello”, pelo seu caráter humanista, exemplo de desempenho em defesa dos direitos e dos valores humanos, que inspiram a perpetuação de sua memória e o permanente debate do seu pensamento e dedicação em apoiar a reconstrução de comunidades afetadas por guerras e violências extremas.
Na margem inferior esquerda constam os logotipos da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), que nomeia a Série América, e da ONU, onde Vieira de Mello serviu. Foi usada a técnica de fotografia e computação gráfica.
Serviço
Dia Mundial da Ação Humanitária – Lançamento de selo comemorativo e apresentação de dados da ação humanitária internacional
Data: 19 de agosto de 2014 – 11h
Local: Casa da ONU – Complexo Sergio Vieira de Mello
Setor de Embaixadas Norte, Quadra 802
Conjunto C, Lote 17 – Brasília, DF

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?

Nossos Leitores gostaram igualmente de