Meu Universo Particular!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Diplomata é Eleito Novo Membro da ABL


O diplomata e escritor Geraldo Holanda Cavalcanti foi eleito hoje o novo ocupante da cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele recebeu 20 votos e superou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Eros Grau, o diretor da Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, e o compositor Martinho da Vila, que tiveram, respectivamente, dez, oito e nenhum voto.
“Geraldo é um excelente crítico, bom poeta, prosador de mão cheia e em muito vai acrescentar à Academia. A ABL ganha um novo e excelente companheiro, um irmão”, declarou a Secretária-Geral da ABL, em exercício interino da Presidência, Ana Maria Machado.
O Presidente Marcos Vinicios Vilaça declarou: “A Academia teve constatada sua vitalidade com essa eleição, que movimentou não apenas o espaço interno, mas gerou expectativas na comunidade. O resultado indica, mais que qualquer coisa, o fortalecimento do protagonismo da ABL”.
A Cadeira nº 29 foi fundada por Arthur Azevedo, que escolheu como patrono Martins Pena. Foi ocupada sucessivamente por Vicente de Carvalho, Cláudio de Sousa, Josué Montello e José Mindlin.
Nascido em 6 de fevereiro de 1929, Cavalcanti graduou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, em 1951. Diplomata por mais de quatro décadas, serviu em Genebra, Washington, Moscou e Bonn, entre outras grandes cidades.
Por sua obra como poeta, recebeu, em 2000, o Prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores. Em 2007 publicou seu primeiro livro de ficção, Encontro em Ouro Preto, finalista do Prêmio Jabuti de 2008 na categoria melhor livro de contos e crônicas.


Fonte: Diplomata é Eleito Novo Membro da ABL | Política Externa Brasileira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?

Nossos Leitores gostaram igualmente de