Meu Universo Particular!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Eu venci o Câncer e não deixo de fazer o Pet Scan.

Eu venci o Câncer!

Há 4 anos (2006) tive um câncer (cancernoma papilífero maligno) que atingiu toda a Tireóide, 

importante glândula do organismo que produz hormônios. Tem como uma das suas principais funções regular o metabolismo. Quando ela não funciona adequadamente pode levar a repercussões em todo o corpo em graus variáveis de severidade, desde sintomas que muitas vezes podem passar desapercebidos até formas extremamente graves que podem trazer risco de vida). Tal glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo. No meu caso em especial, de 9 vasos dos pescoço, a doença já se alastrava em cinco deles, já em direção à cervical... 
Graças à Deus tratei e retirei a tempo! Como eu descobri? Na verdade, tratei 8 anos de um problema hipertiroidismo, mas, mesmo com o severo tratamento perdi quase 10 kg em 1 mês - além da taquicardia, inquietação, nervosismo, muita ansiedade, oscilação de humor, insônia, fadiga e rouquidão. O fato é que nenhum desses motivos me chamou tanta atenção, com exceção da perda de peso, por que sou inimiga nº 1 dos exercícios físicos forçados - que isso não sirva de exemplo p ninguém - e comecei a notar a rápida mudança.
O Câncer é uma doença silenciosa, seus sinais são tímidos, rápidos e devastadores. Entretanto, quis fazer um check-up porque estava me sentindo muito cansada, o que não me causou nenhuma estranheza, tendo em vista que sempre trabalhei muito. Então, fiz uma breve consulta com minha cunhada (médica) que em questão de minutos me alertou para as possibilidades de linfonodos, mas como eu não sabia a linguagem técnica, o C.A. passou longe de meus pensamentos. Como se não bastasse a ansiedade patológica, minha curiosidade me levou a pesquisa na net sobre tais possibilidades. Não satisfeita, me submeti de imediato à vários exames, tendo a sorte de ser consultada pelo meu amigo de infância.
No inicio da ultra-sonografia, me senti na sala do diocesano em meio às lembranças trazidas   pelo encontro com meu amigo, mas, a ficha da gravidade da situação só caiu depois que notei o semblante do amigo sorridente dava lugar ao médico sério e visivelmente preocupado, me encaminhando na mesma hora ao citologista... e no dia seguinte eu já recebia o resultado... 
Ao ouvir a avaliação médica, fiquei completamente sem chão, meu pai segurou forte minha mão, mamãe desmaiou e minha irmã caiu em lágrimas. 
O primeiro pensamento: "Tenho tanta coisa para fazer"... "Vou morrer?!" Tenho chance? Naquele instante não quis saber de muita coisa, me agarrei à vontade de viver, desenvolvendo a uma força que só Deus pra explicar tanta garra, no momento eu me preocupava mais com a dor dos meus pais, por isso "segurei a onda" firmemente. Os primeiros exames foram traumáticos, o médico informava a "delicadeza" da cirurgia, o CA atacava o vaso salivar e ameaçava as cordas vocais. Corria o sério risco de não falar normal.
Minha doença abalou a família e os amigos... todos me olhavam e tratavam com carinho e a mais sincera compaixão. As manifestações de carinho tão intensas que na semana antecedente à cirurgia, quando meu irmão foi ao HEMOPI a funcionaria comentou o record naquela semana de bolsas de sangue em meu nome. Me emocionei muito.
No dia 08 de maio de 2006, venci o câncer... o histopatologico comprovou a tireidoctomia total. noutras palavras, retirei toda a glândula e 5 vasos com os tumores. Fiz o tratamento químico, radioterapia, sempre com o apoio psicológico, fiquei isolada o tempo necessário, o cabelo caiu, eu fiquei inchada, 6 meses sem salivar, mas em compensação meses depois, no dia 12 de junho - presente de amor, ganhei a Nina (gato persa) como parte necessária da terapia com animais, além de constatar que minha voz voltava completamente 
1 ano depois me submeti a um exame que até então nunca tinha ouvido falar, o tal do "PET Scan" (ou PET/CT), sigla para Positron Emission Tomography ou, em português, Tomografia por Emissão de Pósitrons, é uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite avaliar funções importantes do corpo, tais como o fluxo do sangue, o uso do oxigênio, e o metabolismo do açúcar (glicose), ajudando aos médicos a avaliar como os órgãos e os tecidos estão funcionando. PET Scan, noutras palavras, serve para a detecção de anormalidades metabólicas através da tomografia por emissão de pósitrons e tem sido aplicada nas áreas de oncologia, neurologia e cardiologia. Os avanços na área de diagnósticos por imagem utilizando o PET Scan têm permitido diagnósticos mais precisos de diferentes doenças, possibilitando um planejamento terapêutico mais adequado ao paciente. 
O PET scan é realizado para: Detectar tumores cancerígenos; Determinar se o câncer se espalhou pelo corpo e quanto (metástases); Avaliar a eficácia de um determinado tratamento, por exemplo, a terapia contra câncer que um paciente recebe; Determinar se o câncer retorna após o tratamento; Determinar o fluxo do sangue que chega ao músculo cardíaco; Determinar a lesão no coração que provocou um infarto cardíaco; Identificar áreas do músculo cardíaco que se potencialmente podem se beneficiar de um procedimento invasivo, por exemplo, angioplastia; Avaliar anormalidades no cérebro, tais como tumores e alterações da memória; Estudar o funcionamento normal do cérebro e coração humanos; 


Com minha mãe na Caminhada "Outubro Rosa" contra o câncer em 2008.
Posso dizer sem medo de ser feliz, que essa foi a lição mais importante da minha vida, depois disso, minha vida deu um giro de 360 graus, se transformou completamente, aprendi muito, consigo entender "para que" e jamais perguntarei o "por que" de tanto sofrimento e agonia. 
O pior já passou, com a ajuda da valiosa equipe de médicos que ainda hj me acompanha além  do imenso amor da minha família e amigos, superei a dor e meus medos rapidamente,  sou outra pessoa, claro que a essência é a mesma, mas os valores são outros e sei que há ainda muito o que aprender. 
Com a Nina - mais que terapia - demonstração de amor verdadeiro!
Sei que o tratamento é pra vida toda, tomo hormônio artificial diariamente, sei que o câncer é uma doença com chance reincidência, mas não descanso com o meu tratamento e o melhor de tudo, me sinto realmente curada. Acredito nisso. 
Hoje, com um pouco menos de cabelo, o que não é nada, perto da minha boa forma e plena saúde, por isso, faço campanha pelos cuidados da saúde, ministro palestras, dou meu testemunho, converso sobre minha experiencia com a doença sem nenhum trauma. Tenho mais fé, me amo mais, vivo mais, me cuido mais e ajudo mais a quem necessita!  Que Deus assim permita! 


- Ficam as Dicas: 
1. Sempre consulte seu médico!
2. Família é tudo!
3. Nada é por acaso!
4. Cuide sempre de seus amigos!
5. Ame-se e deixe-se amar!
6. Tenha Fé!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?

Nossos Leitores gostaram igualmente de