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quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"30 Maneiras em 30 Dias" para inspirar a ação de redução de emissões e transição para a economia global verde*

Desde a criação de mercados de massa para aquecedores solares de água para plantar árvores e proteger as florestas, a United Nations Environment Programme estará liberando 30 estudos de caso em vésperas da Convenção do Clima das Nações Unidas no México, para provar que as soluções para combater as alterações climáticas estão disponível, acessível e replicável. "Em todo o mundo, os programas baseados na comunidade e empenho empreendedor estão desafiando os benefícios status quo através da inovação e criatividade. Importante é que eles estão fornecendo múltiplos de acesso à energia, melhorias na saúde pública e redução de impactos ambientais para a condução de uma transição para baixas emissões de carbono, um crescimento mais verde. O desafio agora é acelerar e scale-up destas transições em todo o mundo", disse Achim Steiner, o Sub-Secretário-Geral e Diretor Executivo do PNUMA.
Os compromissos atuais e promessas sob o Acordo de Copenhague, cobrindo as emissões até 2020, fornecer uma boa plataforma para uma ação global, mas o nível de ambição atual é amplamente visto como insuficiente para atender o limite de 2 graus de aquecimento.
A UNEP "30 Ways em 30 Dias" A iniciativa será anunciada em um especial Climate Neutral Network pequeno-almoço (CN Net) com os negócios para a Cimeira do Ambiente (B4E) na Cidade do México, 4-5 de Outubro. A Cimeira B4E - que é co-organizado pela Organização das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), o Pacto Global, WWF e Iniciativas Globais - é principal conferência internacional do mundo para o diálogo ea ação empresarial orientada para o ambiente. Últimos membros da CN Net inclui Prefeitura de Saitama, no Japão, que é parte da Grande Área Tóquio hospedando uma população de mais de 7 milhões, e da Corporação Solar Aliança, na Ucrânia, que está desenvolvendo a próxima geração de tecnologias para a conservação de energia e economia de recursos . O primeiro estudo de caso do "30 Ways em 30 Dias" iniciativa "Solar Empréstimos para Solar Imóveis." Mais de 60 por cento dos lares indianos não têm acesso ao abastecimento de eletricidade confiável e dependem do querosene para iluminação e queima de esterco e de madeira para o calor. Em um exemplo de empresas de pequena escala e empreendedorismo que se expandiu rapidamente, o PNUMA trabalhou o Programa indiano de "Empréstimo Solar"  com dois dos maiores grupos bancários da Índia em 2003 para fornecer empréstimos a juros baixos para os sistemas fotovoltaicos domésticos. A energia fotovoltaica é um método de gerar energia elétrica através da conversão de radiação solar em eletricidade de corrente contínua utilizando semicondutores.
O programa forneceu apoio técnico e treinamento, bem como uma taxa de juros para baixo que comprar bancos reembolsados pela diferença entre as taxas de empréstimo ea taxa de juro reduzida que os mutuários pago. Enquanto os bancos não beneficiaram diretamente esses subsídios, eles estavam ansiosos para desenvolver um novo mercado para o financiamento rural. Quase 20 mil sistemas de energia solar foram financiados entre 2003 e 2007. No final do projeto, os subsídios foram gradualmente reduzido para uma taxa de mercado livre, altura em que outros bancos começaram empréstimos em termos comerciais. O Programa de Empréstimo acelerou a penetração no mercado de iluminação solar no interior da Índia e inspirou diversas iniciativas semelhantes na Índia e em outros lugares. Em 2008, o programa ganhou o prêmio Globo de Energia para a Sustentabilidade e em 2009 foi um dos únicos dois projetos de campo dentro do sistema das Nações Unidas para receber o Prêmio do Secretário-Geral UN21 concedidos para a inovação.
O Regime de empréstimos influenciou a política nacional, com o Governo da Índia, deixando de lado sua abordagem subsídio de capital para apoiar a energia solar em favor da bonificação de juros.Custos de EUA $ 1,5 milhão em apoio ao programa e os EUA 6,1 milhões dólares em empréstimos por parte dos parceiros bancários têm sido mais do que compensado pela poupança das famílias sobre o querosene e outras fontes de energia tradicionais. "As luzes solares são um sonho há muito acalentado de gente do campo que muitas vezes não têm poder, ou fontes de alimentação que estão no melhor dos casos irregulares. Eles são um produto que possa atender às aspirações das pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. É uma boa oportunidade de negócio para a Bank ", disse PG Ramesh, presidente Pragathi Grameen Bank, Bellary, Karnataka, na Índia. Muitas das melhores oportunidades de mitigação das alterações climáticas são as tecnologias domésticas escala como a energia solar, biogás e equipamentos de alta eficiência. Consumidor e abordagens de micro-crédito pode ser replicado em outros lugares e sua escala ajustada de acordo com a necessidade.
Estudos de caso de clima diário serão lançados online em www.unep.org/unite/30ways em 1º de Novembro e 8 de Dezembro. Os exemplos abrangem uma vasta gama de soluções em todo o mundo de verde "chá" para os empresários de energia, soluções de transporte, inovação, financiamento de carbono, de vida ecológica e estratégias de adaptação. Ver um vídeo do Solar indiana Empréstimo Programa aqui: http://www.unep.org/newscentre/videos/shortfilms/2008-09-15_TaleOfTwoLights.flvNotas aos Editores: A Convenção do Clima da ONU é COP16/CMP6 em Cancún, no México, e será realizada de 29 de novembro a 10 dezembro. Últimas participantes do Clima do PNUMA Neutral Network - Setembro de 2010: Ação Climática (empresa), Reino Unido. Climate Action é uma plataforma multimídia composta por um site, newsletter e publicação anual, produzido em parceria com o PNUMA. A plataforma tem como objetivo incentivar as empresas e grandes organizações para reduzir a sua pegada de carbono. Climate Action juntou-se ao Climate Neutral Network, após quatro anos de colaboração com o PNUMA. Acção Climática eo PNUMA irá lançar a quarta publicação de Acção Climática em Cancun em 03 de dezembro.
Saitama (região), o Japão: Prefeitura de Saitama é parte da Grande Área de Tóquio, ea maioria das cidades de Saitama pode ser descrita como subúrbios de Tóquio.Saitama tem uma população de mais de 7 milhões. Em fevereiro de 2009, Saitama estabeleceu o "Stop Global Warming: navegação Saitama 2050 plano, que estabelece políticas e objetivos para cumprir metas específicas de redução de emissões. A prefeitura também está promovendo ativamente o uso generalizado de energia renovável.
Solar Corporation Alliance (empresa), a Ucrânia: Solar Corporation Alliance é uma organização empresarial e uma empresa científica, que está desenvolvendo tecnologias de próxima geração para a conservação de energia e economia de recursos, respeitando os princípios básicos para a protecção do ambiente e da ecologia. As atividades da empresa incluem a conversão de resíduos orgânicos e inorgânicos em fontes alternativas de energia.
Coffea Circulor (empresa), Noruega: Coffea Circulor importações de café de alta qualidade para a Escandinávia. Situado em Arendal, Noruega, Coffea Circulor missão é realizar comércio de café no princípio do triple bottom line - o planeta de pessoas, e lucro. A empresa trabalha directamente com os agricultores do Quênia e Uganda, para garantir a sustentabilidade, a transparência eo fortalecimento dos agricultores locais e da comunidade. A empresa busca clientes e parceiros que compartilham a filosofia da empresa de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Procea (empresa), Itália: Procea fornece serviços de consultoria a organizações e empresas de capital fechado. A empresa estabeleceu a iniciativa privada "KlimaNet", que é projetado para ajudar as empresas a implementar e documentar os esforços ambientais. KlimaNet é um sistema de gestão pragmática, mas ambiciosa ambientais, que proporciona uma oportunidade única para as organizações e empresas na implementação de práticas ambientalmente sustentáveis na sua cooperação com os fornecedores.
Consulte a homepage. Climate Neutral Network: www.unep.org / climateneutral
* Cidade do México / Nairobi, 05 de outubro de 2010.  
Texto original:
 http://www.unep.org/Documents.Multilingual/Default.asp?DocumentID=649&ArticleID=6770&l=en&t=long
Para obter mais informações, entre em contato: Nick Nuttall, UNEP Spokesperson/Head of Media, on Tel +254 20 7623084, Mobile +254 733 632755 E-mail: nick.nuttall@unep.org. At B4E: Satinder Bindra, Director, Division of Communication and Public Information, UNEP, on mobile +254 727 531253 E-mail:satinder.bindra@unep.org.

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