Meu Universo Particular!

sábado, 26 de janeiro de 2013

"O conflito entre China e Japão é agora a ameaça mais séria para o mundo"


Este confronto militar poderia afetar outras partes do mundo, diz especialista em geopolítica; Ian Bremmer, tendo em vista que a escalada entre China e Japão sobre ilhas em disputa é a tensão mais grave no mapa geopolítico em termos de impacto bilateral. Segundo o especialista em geopolítica: "O grande problema é que o equilíbrio de poder entre os dois países mudou e continua a mudar drasticamente, e, de fato, não a favor do Japão".

Em entrevista a "Business Insider" concedida no âmbito do Fórum Econômico Davos, Bremmer destaca como pano de fundo o agravamento da disputa sobre as ilhas Senkaku (chamado Diaoyu na China) no Mar da China Oriental. O especialista salientou que, ao contrário de seu antecessor de Hu Jintao, atual líder chinês, Xi Jinping , desfruta da profunda lealdade dos militares.

Guerra com consequências 

A guerra entre a China e o Japão já começou na forma de ataques cibernéticos em bancos japoneses, e as manifestações anti-japonesas incentivada pelo governo chinês e do impacto direto sobre os investimentos japoneses na China. Mas no caso de um confronto militar a primeira coisa que vai acontecer é que vai romper relações diplomáticas e surtos de violência surgem. "É muito provável que a vida japonesa na China são atacados e mortos. Haverá uma retirada de empresas japonesas na China ", observou Bremmer. 

O Japão gasta cerca de 1% do PIB em defesa, e que não podem defender seus próprios méritos. Então, inevitavelmente, a demonstração de força por parte dos Estados Unidos, como um aliado do Japão. Mas o analista acredita que há pouca possibilidade de um conflito militar entre a China e os Estados Unidos. "Enquanto a China está disposta a jogar duro com o Japão, não Eu acho que ela está pronta para fazer o mesmo com os Estados Unidos ", disse ele. Bremmer alertou sobre os efeitos econômicos para relações dos EUA e China. "Isso vai afetar as relações comerciais e levar a um esfriamento dos laços. Isso cria um potencial ao longo do tempo para minimizar a cooperação nascente em questões como a Síria. Isto também se aplica a muitos outros lugares, como a Coreia do Norte, para que a nossa cooperação é importante ", frisa ele. 

Ressalte-se, porém que, A tensão entre China e Japão sobre a questão explodiu em setembro de 2012, quando Tóquio anunciou a compra de três pequenas ilhas muito disputadas e que estavam em mãos privadas. Tal fato provocou violentas manifestações anti-japonesas na China, uma nação que reivindica seu direito histórico para o arquipélago. 

Nesse Diapasão, desde então, os dois países têm intensificado a vigilância aérea e (drasticamente) área naval. desabitada do arquipélago Senkaku / Diaoyu, composto por cinco ilhas, localizado no Mar da China Oriental, observa-se no entanto, que possui pesqueiros ricos e acredita-se que abrigam depósitos significativos de hidrocarbonetos. 

... Agora é aguardar o que ainda está por vir.

Fonte: http://actualidad.rt.com/actualidadv/view/84771

Tradução livre: Wirna Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?

Nossos Leitores gostaram igualmente de