Meu Universo Particular!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pontuação (poesias de Ronaldo Cunha Lima)

Poesias de Ronaldo Cunha Lima (Texto de 14 de Outubro, 2008 por Jackson).

Ronaldo Cunha Lima, O Poeta
Polêmicas, críticas e revoltas políticas à parte, mas o sobretudo poeta Ronaldo Cunha Lima sempre surpreende. Ele me parece ser uma pessoa que vive intensamente no seu próprio interior, pois o escrever resulta, entre muitas possibilidades, de muitos silêncios e inquietações da alma. Seu talento não dá margem para discussão, pois possui uma facilidade notável para com qualidade improvisar versos cheios de vida e rimas. Já Arnaldo Niskier, assim o define como jurista: "O jurista, além de competente advogado, ficou conhecido pela peculiaridade com que apresenta suas petições, impregnadas de poesia, demonstrando um agradável estilo jurídico-poético, com fortes inovações." Nossa... Dá até vontade de ter ouvido um advogado atuando com esse estilo e talento! O resgate de coisas tão especiais se faz necessário, mesmo sem ter pedido autorização ao autor para isso, resolvi divulgar as poesias Discussão pontual e "Eu te tudo", ambas do livro Gramática Poética:
Discussão Pontual

Aconteceu, certa vez,
memorável discussão
em meio à pontuação,
discussão gramatical.
A vírgula, bem saliente,
começou: "- Eu sou é quente!
Só não me faço presente
na oração principal!"

Retrucou a reticência:
"- Dona vírgula, paciência!
Não seja assim tão boçal!
Você é uma simples pausa,
uma confusão total!"
E, naquele mesmo instante,
vem outro sinal falante
a querer entrar na briga:
"- Acabem com essa intriga!
Eu, sim, é que sou o tal.
terminou a discussão,
pois eu sou a conclusão:
eu sou o ponto final!"


Eu te tudo

Eu te amo,
Eu te adoro,
Eu te quero ...
Estão banalizando esses verbos.
Precisamos inovar.
Nem verbo precisa ser.
Um pronome vai resolver,
e esse pronome é tudo,
sobretudo se for sincero.
Quando eu disser "Eu te tudo",
quero dizer:
Eu te amo,
Eu te adoro,
Eu te quero ...


Ronaldo Cunha Lima, o Poeta.

Wirna Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?

Nossos Leitores gostaram igualmente de