Meu Universo Particular!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Com os olhos na Africa do Sul ...

Como a maioria dos brasileiros apaixonados por futebol, tenho acompanhado a "Word Cup" em todos os sentidos... E no universo de lances interessantes observei o jeito alegre dos donos da casa... Assim sendo, resolvi pesquisar uma pouco mais para saber quem é o país Anfitrião da COPA DO MUNDO de 2010.

A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Não existe uma única cultura sul-africana, devido à diversidade étnica do país, e cada grupo racial tem a sua própria identidade cultural. Isto pode ser apreciado nas diferenças na alimentação, na música e na dança entre os vários grupos. Há, no entanto, alguns traços unificadores.

O país é um dos membros fundadores da União Africana e é a maior economia do continente. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas e da NEPAD, além de ser membro do Tratado da Antártida, do Grupo dos 77, da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, da União Aduaneira da África Austral, da Organização Mundial do Comércio, do Fundo Monetário Internacional, do G20 e doG8+5. Todavia, as cidades sul-africanas Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni são apontadas como as mais desiguais do mundo, segundo relatório da ONU divulgado nesse ano (2010).


Essa nação de cerca de 50 milhões de pessoas de diversas origens, culturas, línguas e religiões (censo realizado: 2001 e o próximo será em 2011) classifica a população em 5 categorias raciais. Em 2009 os valores estimados para essas categorias foram: Negro Africano com 79,3%, Brancos com 9,1%, Colorados com 9,0%, e Indianos ou Asiáticos com 2,6% da população. De longe, a parte maior da população se autoclassifica como Africano ou negro, mas esse grupo não é culturalmente ou linguisticamente homogêneo.

Os principais grupos étnicos incluem os Zulus, Xhosas, Basothos (Sotho do Sul), Bapedis (Sotho do Norte), Vendas, Tswanas, Tsongas, Ndebeles e Swazis, que falam línguas bantu. Alguns grupos como os Zulus, Xhosas, Bapedis e Vendas são exclusivos da África do Sul. Outros grupos são distribuídos através das fronteiras com os países vizinhos da África do Sul: o grupo Basotho também é o principal grupo étnico no Lesoto. O grupo étnico Tswana constitui a maioria da população de Botswana. O grupo étnico Swazi é o principal grupo étnico da Suazilândia. O grupo étnico Ndebele também é encontrado em Matabeleland no Zimbabué, onde eles são conhecidos como Matabele. Estes povos Ndebele são descendentes de uma facção Zulu sob o guerreiro Mzilikazi que escaparam da perseguição de Shaka, migrando para o seu território atual. O grupo étnico Tsonga também é encontrada no sul de Moçambique, onde eles são conhecidos como Shangaan.

São 11 línguas oficiais, reconhecidas pela Constituição do país que são: Africâner, Inglês, Ndebele, SeSotho do norte,SeSotho do sul, Swazi, Tswana, Tsonga, Venda, Xhosa e Zulu. Em número de línguas oficiais, o país é o 3º, apenas atrás da Bolívia e da Índia. De acordo com o Censo Nacional de 2001, as 3 línguas mais faladas em casa são o Zulu (23,8%), o Xhosa (17,6%) e o Africâner (13.3%).

Não obstante o fato de que o Inglês é reconhecida como a língua do comércio e da ciência, sendo falada em casa por apenas 8,2% dos sul-africanos em 2001, uma percentagem ainda menor do que em 1996 (8,6%).

O país também reconhece 8 outros idiomas não oficiais: Fanagalo, Khwe, Lobedu, Nama,Ndebele do Norte, Phuthi, San e a Língua de Sinais Sul-Africana. Estas línguas não oficiais podem ser utilizadas em determinadas utilizações oficiais em áreas limitadas, onde foi determinado que essas línguas são predominantes. No entanto, suas populações não são significadamente grandes para exigir o reconhecimento nacional. Muitas das línguas "não oficiais" dos povos San e Khoikhoi possuem dialetos regionais que se estendem em direção ao norte da Namíbia e de Botswana, além de outros lugares.

Esses povos, que são uma população fisicamente distinta de outros africanos, tem sua própria identidade cultural com base em suas sociedades de caçadores-coletores. Eles têm sido marginalizados, em grande medida, e muitas das suas línguas estão na eminência de desaparecer.

No que tange à Música, existe uma grande diversidade na música da África do Sul. Muitos músicos que cantavam em africâner ou inglês durante o APARTHEID passaram a cantar em línguas africanas tradicionais, e desenvolveram um estilo único chamado kwaito. Digna de nota é Brenda Fassie, que alcançou fama graças à sua canção "Weekend Special", cantada em inglês. Músicos tradicionais famosos são os Ladysmith Black Mambazo, e o Quarteto de Cordas do Soweto executa música clássica com sabor africano. Os cantores sul-africanos brancos e mestiços tendem a evitar temas musicais tradicionais africanos, preferindo estilos mais europeus. Existe um bom mercado para música africâner, que cobre todos os gêneros da música ocidental.

À Exemplo, o clip abaixo mescla elementos da música latina, americana e o indefectível ritmo africano (Especial da Copa do Mundo de 2010) Interpretado pela cantora Shakira. a música deixa claro a contagiante marca do país sede da Copa do mundo de 2010 e sua cultura, além de vincular a paixão pelo futebol arte que encanta o mundo todo, indistintamente.
Eu siplesmente me apaixonei!!! Danço e canto a todo instante. Muito bom.




Waka Waka (This Time For Africa)


You're a good soldier;   Choosing your battles
Pick yourself up;  And dust yourself off

Get back in the saddle; You're on the front line
Everyone's watching; You know it's serious

We're getting closer; This isn't over
The pressure's on; you feel it; But you got it all; believe it

When you fall, get up, oh oh; And if you fall, get up, eh eh
Tsamina mina zangalewa; Cause this is Africa

Tsamina mina eh, eh; Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa; This time for Africa

Listen to your god; This is our motto
Your time to shine; Don't wait in line
Y vamos por todo;
People are raising; Their expectations
Go on and feel it; This is your moment
No hesitation

Today's your day; I feel it; You paved the way, believe it

If you get down, get up oh, oh; When you get down, get up eh, eh
Tsamina mina zangalewa; This time for Africa

Tsamina mina eh, eh; Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa; Anawa ah, ah

Tsamina mina eh, eh; Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa; This time for Africa

Cause this is Africa

Tsamina mina eh, eh; Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa; Anawa ah, ah

Tsamina mina eh, eh; Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa; This time for Africa

Yango eh, eh; Yango eh, eh
Tsamina mina zangalewa; Anawa ah, ah

Yango eh, eh; Yango eh, eh
Tsamina mina zangalewa; Anawa ah, ah

This time for Africa; This time for Africa

We're all Africa; We're all Africa


Waka Waka (Desta vez para África) - TRADUÇÃO


Você é um bom soldado; Escolhendo suas batalhas
Levante-se; Sacuda a poeira
E volte ao caminho; Você está na linha de frente

Todos estão assistindo; Você sabe que é sério
Estamos nos aproximando; Ainda não é o fim

A pressão aumenta;você a sente; Mas você tem o que precisa;acredite
Quando você sair, levante, oh oh; E se você sair, levante, eh eh
Samina meu zangalewa; Porque isto é África

Samina meu; eh!; eh!; Waka waka; eh!; eh!
Samina meu zangalewa; Desta vez para a África

Ouvir o seu Deus; este é o nosso lema
Sua hora de brilhar; Não espere em linha
E todos nós; As pessoas estão aumentando suas expectativas

Prossiga e cumpra-as; Este é o seu momento
Sem hesitação

Hoje é seu dia, Eu sinto isso; Você abriu o caminho, Acredite

Se você descer, Levante oh, oh; Quando você começa para baixo, Levante eh, eh
Samina meu zangalewa; Desta vez para a África

Samina meu ;eh! ;eh!; Waka waka ;eh! ;eh!
Samina meu zangalewa; Anawaaa ;ah! ;ah!

Samina meu ;eh! ;eh!; Waka waka ;eh! ;eh!
Samina meu zangalewa; Desta vez para a África
Porque isto é África

Samina meu ;eh! eh;!; Waka waka ;eh! ;eh!
Samina meu zangalewa; Anawaaa ;ah! ;ah!

Samina meu ;eh! eh;!; Waka waka ;eh! ;eh!
Samina meu zangalewa; Desta vez para a África

Yango ;eh! ;eh!; Yango ;eh! ;eh!
Samina meu zangalewa; Anawaaa ;ah! ;ah!

Yango ;eh! ;eh!; Yango ;eh! ;eh!
Samina meu zangalewa; Anawaaa ;ah! ;ah!
Desta vez para África; Desta vez para África

Nós somos todos África
Nós somos todos África




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?

Nossos Leitores gostaram igualmente de