Meu Universo Particular!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Incorporando a Cidadania Plena - Você sabe o que é homofobia?



O Brasil será realmente um país democrático de fato, se todas as pessoas incorporarem a cidadania plena, ou seja, sem nenhum tipo de discriminação. O reconhecimento e o respeito à diversidade e à pluralidade constituem um fundamento da democracia. Enquanto nosso país continuar negando direitos e discriminando dos homossexuais não teremos construído uma democracia digna desse nome. Entre os anos de 1948 e 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Neste período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se à orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “ismo” significa “doença”, uma “patologia”. Há 21 anos, ou seja, em 17 de maio de 1990, a assembleia geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou e oficializou a retirada do Código 302.0 (Homossexualismo) da CID (Classificação Internacional de Doenças), e declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”. A partir deste fato histórico o Movimento LGBT Mundial tem priorizado a propagação mundial do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Por esta razão, o dia 17 de maio tornou-se uma data simbólica e histórica para o Movimento LGBT Mundial que incentiva a promoção de eventos de conscientização pública em todas as regiões do planeta, visando chamar a atenção das pessoas, principalmente de autoridades públicas e políticas, inclusive gestores públicos, para a necessidade cada vez mais urgente de combater e erradicar a homofobia, em suas mais diferentes formas de manifestação e ação (homofobia, lesbofobia e transfobia) e, assim, evitar que cada vez mais pessoas inocentes da sociedade continuem sendo brutal e covardemente assassinadas por causa de suas orientações sexuais e/ou identidades de gênero.
O combate à homofobia também consta na agenda das Nações Unidas. Em dezembro de 2010, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, fez o seguinte pronunciamento: “Como homens e mulheres de consciência, nós rejeitamos a discriminação em geral, e em particular aquela baseada na orientação sexual e na identidade de gênero. Quando indivíduos são atacados, abusados ou aprisionados por causa de suas orientações sexuais, nós devemos nos posicionar... Hoje, muitas nações têm constituições modernas que garantem direitos fundamentais e liberdades. Ainda assim, a homossexualidade é considerada crime em mais de 70 países. Isto não está certo. Sim, nós reconhecemos que as práticas culturais estão profundamente enraizadas. Sim, as mudanças sociais frequentemente vêm apenas com o tempo. Mas que não haja confusão: onde há conflito entre práticas culturais e direitos humanos universais, os direitos devem prevalecer. Reprovação pessoal, e mesmo reprovação social, não é desculpa para prender, deter, aprisionar, humilhar ou torturar ninguém, jamais.”
Em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, os eventos alusivos ao dia 17 de maio têm por objetivo chamar a atenção dos governos e da opinião pública para a lamentável realidade de opressão, marginalização, discriminação e exclusão social em que vivem milhares de cidadãos e cidadãs LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) em todos os 27 Unidades Federativas do Brasil, e também em todos os países do mundo. A 2ª. Marcha Nacional Contra a Homofobia  este ano, estará promovendo um grito pela cidadania LGBT e pela criminalização da homofobia no Brasil.
PIAUÍ
Data
Cidade
Evento
Promoção
Contato
09/05 A 15/05
Teresina
Stand de conscientização contra a homofobia no 28º Salão Internacional do Humor de Teresina.



13/05
Teresina
Solenidade de instalação do Conselho Municipal LGBT e posse dos/as conselheiros/as.

Assinatura, pelo prefeito de Teresina, do decreto reconhecendo o nome social das travestis e das transexuais.
Local: Palácio do Governo Municipal de Teresina.

Grupo Matizes e LGL.

Marinalva Santana
(LBL/Matizes)

Fones:
(86) 8816 8121
(86) 9417 9121
13/05
Teresina
Sessão Solene na Câmara Municipal de Teresina com homenagem às pessoas que contribuem para uma Teresina sem Homofobia.

Grupo Matizes e LGL.

Marinalva Santana
(LBL/Matizes)

Fones:
(86) 8816 8121
(86) 9417 9121
15/05
Teresina
Caravana local parte rumo a Brasília para participar da II Marcha Nacional Contra a Homofobia.

Coletivo de Gays, Homens Bissexuais e HSH de Mirindiba

João Ferreira Leite Júnior

(Coletivo Mirindiba)
16/05
Teresina
Atividade de Rua: Por uma Teresina sem Homofobia.

Grupo Matizes e LGL.

Marinalva Santana
(LBL/Matizes)

Fones:
(86) 8816 8121
(86) 9417 9121
23/05
Teresina
Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Piauí, com homenagem às pessoas que contribuem para um Piauí sem Homofobia

Articulação para a realização de atividades em escolas e universidades de Teresina e do Estado do Piauí.

Grupo Matizes e LGL.

Marinalva Santana
(LBL/Matizes)

Fones:
(86) 8816 8121
(86) 9417 9121
Fonte: e-mail recebido do "Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa". Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/comitedhpoliticaexterna?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?

Nossos Leitores gostaram igualmente de